O ex-jogador do Rubin Kazan, Carlos Eduardo, compartilhou sua opinião sobre o novo diretor do desporto e desenvolvimento do Lokomotiv, Ralph Rangnick. O atleta trabalhou com o alemão no Hoffenheim.

- Quando Rangnick foi o treinador do Hoffenheim, qual foi a ideia de jogo, a filosofia dele?

- Quando eu cheguei na Alemanha, eu consegui me adaptar muito rápido. Sua filosofia é recuperar a bola rápida e atacar com muita velocidade. Ele gosta muito de jogadores técnicos, foi o meu melhor treinador em toda minha vida. Me ajudou muito na minha evolução, com ele cheguei a seleção brasileira.

- Ele prestou atenção no desenvolvimento dos jogadores jovens? Se sim, o que ele fez?

- Sim, sempre deu muita atenção aos jovens, ajudava os jovens com muitas conversas e, claro, com cobrança para evoluir. Sabe e conhece muito o jogador dentro e fora de campo. Quando morava na Alemanha, ele até me fez visitas na minha casa para saber meus costumes.

- Ele criou algum sistema ou estrutura especial no clube?

- Quando cheguei no clube, ele já estava um bom tempo lá, o clube já estava numa evolução muito forte. Ele gosta muito de jogadores estrangeiros, sul-americanos e africanos também.

- Como acha, o que o Rangnick pode trazer para o futebol russo e para Lokomotiv?

- Com muita certeza ele vai contribuir muito no futebol russo e no clube. Rangnick é um homem muito inteligente, e vive o futebol todo momento. Suas ideias e como ele vê o futebol moderno é incrível. Rússia tem jogadores de muita qualidade, e com o conhecimento dele o clube vai ganhar muito. Não é a toa que AC Milan quase acertou com ele. Parabéns ao Loko pela bela contratação, vai ajudar muito no futebol russo.

- Rangnick é conhecido por ser um excelente diretor desportivo no sistema Red Bull. É uma marca dele – construir e inovar uma estrutura que pode funcionar sem falhas por muitos anos?

Geralmente seus projetos são para anos, na maioria dos clubes ele sempre teve bom tempo para trabalhar. Rangnick conhece muito sobre o que é futebol, ele erra muito pouco. Conhece os jogadores certos para o clube. Com certeza, esse grande clube acertou muito ao contratar esse profissional gigante do futebol mundial.

Júlia Yakovleva

Júlia Yakovleva é a editora chefe do site e principal autora dos artigos. Tendo diploma de jornalista, ela trabalhou como repórter em alguns dos maiores jornais da Rússia (Portugal), incluindo sites sobre futebol.

Ler mais